07.02
18
4 crianças sentadas utilizando tablets na sala de aula
Educação e Tecnologia

5 benefícios de usar a tecnologia na sala de aula

O uso da tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Então, porque não usá-la na sala de aula?

Atualmente vivemos em um mundo muito conectado e tecnológico. Esse meio digital faz parte da vida das novas gerações fora de aula e, por isso, aplicar o uso dentro da sala pode ser um caminho importante e inovador.

Confira 5 benefícios de usar a tecnologia na sala de aula

Respeito à individualidade

É muito comum os alunos irem avançando as etapas do ensino escolar com diversas dúvidas na cabeça sobre determinada matéria. Isso acontece muito pela vergonha do aluno em questionar o professor, mas também está relacionado ao professor entender as dificuldades de cada aluno.

Quando o aluno interage com o computador, é possível adequar as matérias de acordo com as necessidades pessoais de cada estudante. Seja uma simples dúvida ou alguma deficiência cognitiva, é possível aplicar um conteúdo individual com a tecnologia para esses alunos.

Possibilidade visual

Um dos grandes desafios dos professores é manter os alunos atentos durante todo o período de aula. Não é fácil falar durante 40/50 minutos e exigir atenção e participação.

Com a tecnologia, é possível tornar as matérias e os tópicos mais visuais e interativos. O uso de figuras, vídeos, animações ou qualquer tipo de estímulo visual deixará o momento de aprendizado mais rico e fácil. Dessa forma, é possível segurar a atenção dos alunos mesmo durante um longo período.

Tarefas dinâmicas

Outro erro muito comum dos estudantes é decorar determinados assuntos para provas e seminário, não é mesmo? Isso é péssimo, pois acaba interferindo no real aprendizado deles sobre a matéria.

Muitos desses estudantes gostam de jogos divertidos ou que estimulem a competição. Por meio da gamificação, aprender pode se tornar diferente e divertido. Competir entre si ou com o computador fará com que eles tenham um aprendizado dinâmico e tenham gosto por aquilo que estão fazendo.

Proximidade com o mundo real

Quem nunca escutou: quando e onde vou usar isso na minha vida? Quando um aluno não gosta de uma matéria ou tem certa dificuldade, esse questionamento é muito comum e muitas vezes os professores acabam ficando sem respostas imediatas e claras.

A internet é uma fonte inesgotável de exemplos reais. Por meio da web e suas tecnologias, torna-se mais fácil a interação entre conteúdo didático e a realidade. Deste modo, o aluno compreenderá a razão de aprender determinados conceitos, que, de outra forma, poderiam parecer inúteis.

Comunicação simultânea

Outro grande problema nas escolas é a falta de comunicação quando os professores e/ou responsáveis do colégio precisam falar com os pais de algum aluno.

Com o uso das tecnologias na escola, a comunicação se torna mais fácil, seja para a escola enviar um comunicado aos pais, uma atividade, agenda escolar, relatório… Tudo isso se torna mais fácil e sem risco de erros.

Viu só como a tecnologia é um diferencial fundamental na vida dos estudantes do mundo atual? Além de todos esses benefícios, o uso de computadores, tablets e smartphones reduz o uso de papel e faz a escola ser um local ecológico e responsável.